quinta-feira, 12 de maio de 2011

BICICLETAS - CICLOVIAS - CICLISTAS - SEGURANÇA

BICICLETAS – CICLOVIAS - CICLISTAS - SEGURANÇA

Quase que diariamente vejo e ouço sobre bicicletas, ciclovias e afins. Até aí nada de mais, é bom incentivar as pessoas a utilizarem bicicletas para se deslocarem no seu dia a dia. Isto afetaria, para melhor a poluição ambiental, serviria de bom exercício físico para eles, melhorando o seu estado de saúde, melhorando também o caos no trânsito das ruas das cidades. Porém tem uma coisa que me preocupa imensamente é a falta de incentivo do fator segurança, vejamos: 1. – Nenhuma bicicleta em ação não tem os itens de segurança exigidos pelo CONTRAN, tenho visto passeios de bicicletas organizados por diversos órgãos públicos e particulares e neles 100% das bicicletas estão irregulares, não escapa uma, sequer, e quanto aos ciclistas também poucos estão usando os itens de segurança devidos. Ainda há dois domingos passados, se não me falha a memória, vi no programa Pequenas Empresas Grandes Negócios exibidos pela televisão, um empresário apresentando a firma dele de aluguel de bicicletas e as suas bicicletas para alugar, no entanto nenhuma bicicleta estava equipada regulamentarmente: Artigo 105 ítem VI; Equipamentos obrigatórios para bicicletas: Campainha,; sinalização noturna dianteira e traseira; laterais; nos pedais e espelho retrovisor no lado esquerdo. Ora uma empresa que aluga bicicletas, deveria apresentá-las totalmente equipada e ainda de quebra deveria ter pelo menos capacetes incluídos no aluguel, assim como ainda ontem vi nos noticiários de TV que a USP e a UNICAMP tinham colocado bicicletas para alugar para seus funcionários e alunos a se movimentarem dentro dos campus. Mesmo estas faltavam os itens de segurança. As mídias que noticiam e incentivam o uso de bicicletas como meio de transporte, deveria ressaltar os itens de segurança!
O que me preocupa de fato, é o pouco caso que as autoridades que deveriam zelar pela segurança, não só das bicicletas e suas utilizações, mas da segurança do trânsito geral não se preocuparem com isso. A meu ver, quando se libera uma firma para aluguel de bicicletas, todas elas já deveriam estar equipadas, prontas para serem utilizadas nas ruas, e além disso, fiscalização rigorosa no trânsito, também é o que falta muito.
Se não houver uma fiscalização e orientação intensa, teremos muitos acidentes a lamentar, como é o caso da famigerada Lei Seca, que a princípio funcionou bem, porém hoje, todos os dias temos mortes em acidentes provocados por bêbados no volante!!!
Falando em bêbados no volante, todos, sem exceção, sejam deputados senadores, delegados, enfim autoridades em geral, quando forem flagrados dirigindo em estado alcoolizado, deveriam ficar detidos até que a bebedeira passe, com a retenção das respectivas carteiras de habilitação.
O que falta aqui no nosso país é mais seriedade nas aplicações das leis, estão brincando com elas!
Fazem boas leis e posteriormente, por falta de ações enérgicas das autoridades executivas e judiciárias acabam avacalhando-as.
Yogoro Narahashi e-mail: yogoro1@hotmail.com

RG: 3 796 126-3
Telefone: (11) 4614-3758 Celular: (11) 6499-9079

Nenhum comentário:

Postar um comentário