Powered By Blogger

domingo, 14 de agosto de 2011

Bicicletas e Motocicletas.

Em São Paulo e muitas outras cidades brasileiras,.por falta de espaço para automóveis circularem e também por causa dos péssimos trnsportes coletivos, as autoridades vêm incentivando o uso de bicicletas para locomoção pessoal. Porém duas coisas são preocupantes: 1. Segurança. Nenhuma bicicleta está equipada de acordo com o Código Nacional de Trânsito (CONTRAN); espelho retrovisor do lado esquerdo; sinalização noturna, trazeira e laterais e refletor nos pedais.
Já vi muitos passeios de bicicletas organizados por entidades oficiais, no entanto nunca ví sequer uma bicicleta completamente equipada de acordo com o CONTRAN.
2. Por outro lado, o próprio ciclista não se prima pela sua segurança; uso do capacete e de roupas apropriadas. A pessoa que está numa bicicleta, torna-se pouco visível, principalmente no lusco-fusco da manhã e da tarde e muito menos visível nas ruas escuras de São Paulo durante a noite. Então deveriam se vestir com roupas bem visíveis como as de cores de tonalidade amarelada. Senão, usar um colete de cor amarela reflexiva e com iluminação própria a noite (isto deveria ser regulamentado pelo CONTRAN) e o capacete também de cor amarela para que todo o conjunto se torne bem visível.
Hoje ví uma reportagem no canal 7 Record, com uma reporter que andava de bicicleta entrevistando as pessoas que transitavam pelas ruas pouco movimentadas que foram demarcadas como ciclovias, não como faixas ciclovias, mas a rua inteira, juntamente com carros. O que se viu foi como não se deve andar de bicicleta! andando na parte central da rua, como se fosse o "dono da rua" e em alguns momentos andando em pararelo com outra ciclista, o que é proibido pelo código nacinal de trânsito. A reporter estava sem o capacete, um absurdo de reportagem, que eu fiquei perplexo. Se foi um exemplo de como NÃO DEVE ANDAR DE BICICLETA PELAS RUAS, deveria anunciá-lo. Além destas dmonstrações de menospreso pela segurança pessoal, as autoridades também estão se lixando pela segurança, pois quando eles organizam os passeios de bicicleta, permitem a participação de bicicletas irregulares e de ciclistas também irregulares ( regulamentando as irregularidades ) e depois ficam se queixando do número crescente de acidentes com ciclistas! Absurdo!
Todas as emissoras de TV, gastam muitos minutos nos seus jornais diários propalando sobre bicicletas usadas como trasnporte individual, porém nunca ví falando sobre segurança! Se as autoridades fossem sérias, já deveriam ter tomado providências nesse sentido, fiscalizando, regulamentando e incentivado o uso de bicicletas equipadas e os ciclistas também equipados.
Aproveitando o que falei das bicicletas e dos ciclistas, vou comentar sobre os motociclistas ou motoqueiros: Estes gostam de se vestirem com roupas de cores escuras, quase sempre pretas, assim como os seus capacetes. Isto os torna pouco visíveis aos motoristas de automóveis. Eles também deveriam ser obrigados a usarem coletes de tonalidades amarelas refletivas que os tornariam mais visíveis aos motoristas!
É muito conveniente para uma boa parte da população que usem a bicicleta como meio de transporte no dia a dia, mas fico muito peocupado com o pouco interesse de todos, tanto por parte dos usuários como das autoridades em matéria de segurança, assim como da mídia que também está ligando para isso, bastando que gere notícia!
Yogoro Narahashi



Nenhum comentário:

Postar um comentário